Palestras

Palestra

É possível educar os filhos com limites e com amor?

A palestra tem como objetivo construir reflexões a respeito da educação de filhos (as) no contexto contemporâneo. Envolve temas como consumismo, tecnologia e relações afetivas no contexto familiar. Por meio de uma abordagem interativa e reflexiva, propõe a discussão entre pais, mães ou cuidadores quanto aos desafios que envolvem o trabalho familiar com as crianças.

Duração: 02 horas

Público alvo: pais, mães, pessoas que cuidam de crianças, educadores, demais pessoas interessadas na temática proposta.

Palestra

As crianças deficientes e a escola: construindo práticas de liberdade

A palestra tem como objetivo problematizar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência. Por meio de um referencial teórico proposto por autores da Filosofia da Diferença, a palestra propõe discutir as possibilidades de construção de práticas de liberdade envolvendo a educação de crianças que possuem deficiência. Aborda temas relevantes como deficiência; governo da infância; normalização do aprender; biopolítica; práticas de liberdade.

Duração: 02 horas

Público alvo: professores(as), pedagogos(as), gestores(as) de escolas, estudantes de pedagogia, estudantes de Psicologia, demais pessoas interessadas.

Palestra

Bullying estratégias de prevenção e enfrentamento

A palestra visa discutir o fenômeno do bullying no contexto da escola. Propõe problematizar as práticas de violência como experiência naturalizada, apresentando discussões quanto às possibilidades de prevenção e enfrentamento. Por meio de uma abordagem interativa e dinâmica, possibilita a produção de um material para que a equipe de educadores(as) da escola construa um plano geral de ações para intervir em sua realidade local.

Duração: 02 horas

Público alvo: professores(as), pedagogos(as), gestores(as) de escolas, estudantes de pedagogia, estudantes de Psicologia, demais pessoas interessadas

Palestra

Educação especial e a construção de aulas inclusivas

Um dos grandes desafios relacionados ao processo de inclusão dos estudantes com deficiência é a organização de aulas que alcancem todos os estudantes. O objetivo da palestra é discutir os aspectos relacionados ao planejamento e realização de aulas inclusivas. Com uma metodologia participativa, propõe a construção de estratégias para que os (as) docentes consigam aprimorar as estratégias didáticas das suas aulas. .

Duração: 02 horas

Público alvo: professores(as), pedagogos(as), gestores(as) de escolas, estudantes de pedagogia, estudantes de Psicologia, demais pessoas interessadas.